TUDO SOBRE A CARTELA DE CORES DE OUTONO

A cartela de outono não é muito comum, mas possui cores bem bonitas. Vamos destrinchar todas as características dessa cartela de cores.

Antes disso, você quer saber mais sobre as cores? Assista uma live sobre o que você precisa saber sobre as cores, tocando AQUI.

Características da cartela de outono

Todas as cartelas de outono são quentes, opacas e escuras. E o que difere uma cartela de outono da outra é a ordem de prioridade dessas características.

As pessoas da cartela de outono são consideradas de uma maneira geral positivas, dinâmicas e cheias de vitalidade. São também independentes e líderes.

As cartelas de outono possuem cores mais amarronzadas, amareladas e queimadas, sem tanto brilho e mais escuras. A diferença das cores das cartelas de outono é encontrada nas nuances dessas cores.

A imagem abaixo traz as 3 cartelas de outono (outono puro, outono profundo e outono suave):

Outono puro ou quente tem uma concentração (pigmentação) maior de cores do que o outono profundo ou escuro. No outono puro a cor é mais intensa do que nas outras duas cartelas.

O outono puro possui mais cores escuras porque a sua principal característica é a temperatura quente. Já o outono profundo possui cores mais fechadas, opacas e escuras do que o outono suave.

No outono suave, além das cores serem um pouco mais claras, elas são mais delicadas e sem brilho. No uso da cartela de cores, deve-se também observar o nosso contraste.

Não é porque você já sabe a sua cartela de cores que vai usá-la de qualquer forma, pois algumas cores constantes na cartela podem ser melhores que outras. Por isso, deve-se levar sempre em consideração o contraste porque a maneira de se combinar as cores da cartela faz diferença.

Duas pessoas de mesma cartela podem ter contraste diferentes e, em razão disso, usar cores daquela cartela de maneira distinta, buscando sempre a harmonia da coloração natural.

Uma pessoa de contraste médio, por exemplo, deve dar preferência em usar cores que tenham um contraste médio entre si. Dentro de uma cartela, deve-se priorizar a utilização de cores que tenham o mesmo contraste.

Perceba que dentro de uma mesma cartela temos cores mais escuras, médias e claras:

Se você tem cores claras e médias na sua beleza e usa cores mais escuras da sua cartela termina pesando no seu visual.

Você pode dar preferência às cores claras e médias conforme a sua coloração natural ou, caso realmente queira usar cores escuras da cartela, pode fazer isso através, por exemplo, da maquiagem.

Assista o vídeo no meu canal do Youtube para aprender como usar as cartelas de cores de outono, tocando AQUI.

Análise de looks com as cartelas de outono

O primeiro exemplo é com a cartela de outono puro ou quente que possui cores mais concentradas:

Identificamos nos looks acima que existem formas diferentes de combinação das cores. No visual laranja, o nível de contraste é mais baixo e é utilizado tom sobre tom, não sendo um look impactante.

Já no look amarelo com roxo, apesar da intensidade dessas cores serem próximas, não existe uma variação de claro e escuro e existe um contraste muito grande entre as cores por causa da posição dessas cores no círculo cromático (são cores complementares).

No terceiro look, temos uma calça verde com um body cor da pele. Logo, todos os looks anteriores são da mesma cartela usados de forma diferente.

O que define a forma como se combina as cores da cartela é a sua personalidade porque cada combinação de cor transmite uma mensagem diferente.

No look laranja e no amarelo com roxo verificamos uma grande diferença na personalidade porque as cores utilizadas causam impactos divergentes na comunicação da imagem pessoal de cada uma.

Dentro de uma mesma cartela de cores, podemos enxergar estilos completamente diferentes.

Agora vamos analisar looks baseados na cartela de outono suave. Verificamos como as cores são muito mais delicadas, claras e sem a presença de muita pigmentação:

A característica da suavidade é a mais importante na cartela de outono suave. Nos visuais acima, notamos, mesmo em uma cartela suave, níveis de contraste diferentes.

No primeiro look (da esquerda), por exemplo, temos uma comunicação de muita suavidade e delicadeza e isso se deu pelas cores que foram utilizadas.

Em seguida, temos looks baseados na cartela de outono profundo ou escuro. Percebemos, mais uma vez, como conseguimos ver a diferença grande no uso das cores:

As cores da cartela de outono profundo são mais fechadas, opacas e quentes, mas a principal característica é a tonalidade mais escura.

Mesmo dentro da cartela de outono escuro, temos opções mais claras porque sempre existem variações de tonalidades nas cores das cartelas.

Se você for dessa cartela, mas deseja utilizar em determinado visual peças de roupa com as tonalidades claras, pode fazer uso de uma tonalidade mais escura em uma terceira peça, a exemplo de um brinco, ou na maquiagem, equilibrando o visual.

O outono puro tem uma presença de cor e temperatura muito mais forte, enquanto o outono suave carrega muita delicadeza. Já o outono profundo é marcado pela presença da escuridão.

É importante entender que a cartela de cores não deve prender ninguém. A análise de cores é essencial para saber as cores que te valorizam, mas você não deve se limitar, pois a cartela de cores é um guia.

Assim, a cartela de cores funciona como um norte para se saber como ressaltar a beleza natural. É o primeiro passo para a construção do seu estilo pessoal e da sua personalidade, devendo estar em harmonia com a mensagem que você deseja comunicar.

Beijos,

Manu.

PS.: Se você tem dificuldade em construir visuais com cores, inscreva-se no meu curso ,Como Usar Cores no Look, tocando AQUI.

Nesse curso, você vai descobrir como dar vida e personalidade aos seus looks aprendendo as técnicas para usar as cores e suas combinações com estilo e elegância em apenas 10 dias!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: