COMO USAR TÊNIS

O tênis é um calçado super prático e confortável, mas são comuns dúvidas de como usá-lo de forma elegante. Existem vários tipos de tênis e devemos saber identificar qual o tênis se encaixa no nosso estilo pessoal.

Tênis é um calçado para todas as idades, mas não é adequado para qualquer ambiente e ocasião. Por isso, precisamos entender como funcionam os vários estilos de tênis para usarmos de forma elegante.

Primeiramente, assista o vídeo do meu canal do Youtube sobre os princípios básicos da elegância tocando AQUI.

Tênis: como usar de maneira elegante?

Para sermos elegantes calçando tênis precisamos observar o nível de formalidade que desejamos passar.

Um exemplo prático é que não é compatível o uso do tênis em um ambiente de trabalho formal, mas se no ambiente de trabalho não há formalidade pode-se fazer uma mistura no look combinando o tênis com um blazer.

O nível de formalidade que o ambiente exige é que vai determinar se o uso do tênis é adequado à imagem pessoal. Também devemos observar o volume que o tênis causa na silhueta.

São três elementos básicos e essenciais que se precisa observar na hora de escolher usar ou não um tênis: nível de formalidade, volume na silhueta e estilo pessoal.

De maneira geral, tênis não é formal, exceto em momentos descontraídos e ambientes esportivos. Observe a imagem abaixo:

Os dois looks acima são bem parecidos e cada um comunica uma mensagem diferente. As modelos estão com blazer preto e calça reta preta, mas uma delas está com tênis e a outra está com um sapato fechado e sem salto mais formal

Uma imagem nos parece mais cosmopolita, moderna e ousada ao inserir o tênis no visual, enquanto a outra parece ser mais tradicional.

Mesmo os looks sendo bastante parecidos, o uso ou não de um sapato mais informal e descontraído acaba impactando na percepção total da imagem pessoal.

Quer saber o que é elegância? Toca AQUI que nesse vídeo eu te explico o que ninguém nunca te explicou sobre elegância!

Batalha de tênis

O tênis da Adidas (da esquerda) é nitidamente mais descolado, moderno e diferente:

Na próxima imagem, o All Star é mais descolado porque tem mais elementos, mais cores e tem um material diferente que não é tão sério como o couro:

Qual dos modelos a seguir conseguimos fazer mais combinações diferentes: o All Star todo branco ou o que tem detalhes em cores diferentes?

O modelo mais versátil não é o modelo todo branco porque apenas uma cor em uma determinada peça limita a possibilidade de combinação e, quando se tem mais de uma cor, as possibilidades de combinação aumentam.

Temos abaixo um mesmo modelo de tênis, mas um todo em branco e outro branco com detalhes pink:

O tênis pink é mais moderno porque esse detalhe causa um impacto, enquanto o modelo todo em branco é mais neutro e interfere menos no look (discreto). Assim, uma cor neutra não interfere tanto na produção.

O tênis com tons em dourado a seguir passa uma mensagem mais sofisticada porque o material em dourado ocasiona essa impressão e o que tem cinza é mais descontraído em razão do material ser em algodão.

Nenhum dos dois é formal porque tênis é um calçado informal:

Como escolher um tênis na hora de compor um look?

É necessário observar sempre a distribuição de volumes ao longo do look. Quando se fala em uma silhueta equilibrada, se remete a correta distribuição dos pesos visuais, sem que haja um exagero em um único ponto.

No exemplo abaixo o tênis não trouxe volume ao look. Veja:

O tênis da imagem acima é sem volume, porém, ao analisarmos a silhueta, verificamos uma blusa com muitos detalhes, chamando atenção apenas para essa parte do corpo.

Por isso, um tênis com mais volume traria mais equilíbrio ao visual.

Já no próximo look a blusa na cor branca amplia visualmente a parte de cima do visual, a calça mais sequinha é de uma cor escura que ocasiona um afunilamento e o tênis não possui volume algum (continuando o afunilamento), acarretando o efeito de um triângulo invertido.

Trocando esse tênis por outro mais volumoso e com uma cor mais clara para destacar, a distribuição dos pesos visuais traz equilíbrio à imagem:

O look seguinte é no estilo Rock and Roll com uma “pegada” um pouco sexy, e, ao se adicionar os dois tênis, acontece efeitos divergentes:

O tênis do look da direita não faz sentido ao visual, já o All Star traz equilíbrio porque conversa com o mesmo estilo.

É importante saber qual o papel que o tênis está ocupando no look: se é uma peça que é mais neutra e que não vai interferir tanto ou se entra como uma peça para transformar o visual e causar impacto.

Por exemplo, o próximo look teve um impacto com o uso do tênis porque há uma distância entre o estilo look e o estilo do tênis (mais esportivo) e entre as cores (não há presença de branco na roupa):

Precisamos sempre observar na hora de escolher o tênis o nível de formalidade, volume na silhueta e estilo pessoal. Havendo essa harmonia, o visual ficará equilibrado e elegante.

Beijos,

Manu

PS.: Se você quer descobrir os segredos para se tornar uma mulher elegante e bem vestida, inscreva no meus curso Bem Vestida Sempre tocando AQUI.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: