O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS CORES

Para se vestir bem é essencial saber combinar as cores. Além de aprender a combinar as cores, devemos saber que as cores comunicam uma mensagem e isso impacta na forma como as pessoas nos enxergam.

Cor não é problema, cor é solução!

Muitas mulheres costumam usar apenas preto, branco, cinza e jeans porque se sentem inseguras para investir em algo diferente.

Isso acontece porque ainda não aprenderam que as cores não são um problema, mas sim a solução para a construção de uma imagem pessoal bonita e elegante.

As cores servem para ajudar na comunicação, não devendo ser vista como uma dificuldade. A cor ajuda, por exemplo, a passar uma imagem pessoal mais séria, elegante e sofisticada ou menos séria, mais descontraída e mais jovial.

Não usar apenas preto e branco proporciona uma imagem que sai do trivial, do óbvio. Entender o uso das cores é o primeiro passo para quem quer realmente aprender a se vestir com consciência e personalidade.

As cores despertam sentimentos

As cores transmitem uma mensagem e despertam uma sensação antes mesmo de você falar qualquer coisa.

Quando chegamos em um determinado ambiente que tem cores e iluminação aconchegantes passamos a ter uma sensação boa e gostosa, enquanto um ambiente com cores escuras transmite tristeza e melancolia.

Não ter noção dessa comunicação não-verbal das cores pode terminar em look com uma mensagem inadequada. Por isso, conhecer as características das cores é essencial para ter um visual alinhado com o seu objetivo de imagem.

Um mesmo objeto com cores diferentes nos estimula de forma diferente

Um mesmo objeto, a exemplo de uma bolsa, com cores diferentes nos estimula de formas diferentes, causando sensações e percepções diversas.

Quando vamos na casa de alguém podemos sentir pelas cores um sentimento de aconchego ou não nos sentimos bem naquele lugar sem saber o motivo.

É preciso observar qual é a mensagem que essa cor está trazendo para esse objeto porque nossas percepções sofrem uma influência muito grande da cor.

Vamos imaginar uma maçã vermelha e outra em tons de cinza e eu te pergunto: qual dessas duas maçãs passam a sensação de vitalidade e frescor? Qual das maçãs te proporciona um desejo?

A maçã vermelha vai nos parecer viva de verdade porque tem cor, enquanto a outra é sem alma por lhe faltar cor, trazendo uma certa melancolia, tristeza e dureza. Percebemos o quanto a cor traz o espírito para as coisas.

Com isso, faço as seguintes indagações: por que você acha que com sua aparência seria diferente? Você é a maçã em tons de cinza sem vida ou você é a maçã com cor, vitalidade e energia? Qual a imagem pessoal que você está passando para as pessoas e como elas estão enxergando-a?

Assim, a cor tem o poder de passar uma imagem pessoal com força e energia e devemos usar isso ao nosso favor. Ao “abrirmos mão” das cores, iremos nos transformar na maçã sem vida e isso interfere até no nosso humor, na nossa sensação de felicidade, de animação.

As cores causam impacto na nossa silhueta

Além das cores nos proporcionarem vitalidade, alegria e entusiasmo, possuem outro poder muito grande: causam impacto na nossa silhueta. A depender de onde está localizada, a cor causa um determinado efeito visual.

Se você não gosta, por exemplo, da sua orelha e coloca um brinco grande e de cor vibrante, chama atenção para essa região.

Você precisa ter consciência do que cada característica da cor implica na sua imagem para poder fazer escolhas conscientes.

As cores claras ampliam visualmente, já as cores escuras passam a impressão de que aquele espaço ou aquele objeto é menor do que realmente é.

Duas blusas com mesma modelagem usadas na mesma pessoa, uma na cor branca e outra no roxo escuro, causam impactos diferentes ao visual:

A blusa branca parece ser mais volumosa do que a blusa roxa escuro. E isso não é necessariamente ruim porque depende da sua silhueta e de qual efeito que você quer causar nessa parte do corpo: se você é uma pessoa que tem o quadril largo e gostaria de equilibrar isso, deverá chamar mais atenção para a parte de cima e fazer uso da blusa branca.

É perceptível como as cores causam um efeito na nossa percepção e causam um impacto muito grande no nosso look.

Saber analisar e escolher o que realmente faz sentido para a nossa imagem pessoal é fundamental para termos equilíbrio e harmonia.

Significados e sensações das cores

As cores estão presentes no nosso dia a dia e influenciam no nosso estado de espírito, emoções e visão do que é belo. As principais sensações que as cores transmitem são:

1) Amarelo: traz uma sensação de despertar, leveza, descontração, otimismo, criatividade, idealismo, alegria e felicidade. Se você quer trazer mais alegria e jovialidade para sua imagem pode inserir elementos amarelos.

2) Laranja: remete ao calor, à vitalidade, sugere uma personalidade divertida e entusiasmada.

3) Vermelho: traz excitação, vitalidade, paixão, provocação, perigo. Nos semáforos consta o vermelho como sinalização ao perigo.

4) Rosa: traz doçura, juventude e romantismo.

5) Roxo: remete mais a espiritualidade. É uma cor super elegante, principalmente o roxo escuro, que é uma cor mais misteriosa e sensual.

6) Azul: serenidade, quietude e segurança. Os bancos, por exemplo, são instituições que querem muito passar a sensação de segurança, de confiabilidade, e, por isso, usam muito azul.

7) Verde: remete a frescor, saudável, algo revigorante e natural.

8) Branco: comunica algo limpo, puro e inocente. Remete à paz, sinceridade e inocência.

9) Preto: comunica força. É uma cor clássica, sóbria, séria, misteriosa e poderosa, mas também remete a coisas ruins, a isolamento, a mistério e à morte.

Quando se sabe o significado das sensações das cores é possível escolher a mais adequada à situação. Mesmo que você não tenha se preocupado em passar uma mensagem, comunica uma sensação quando do uso de determinada cor.

As cores têm características

As cores podem ser quentes (um verde amarelado) e frias (verde mais azulado) e isso é o que chamamos de temperatura. As cores também podem ser claras ou escuras, o que chamamos de profundidade.

A opacidade é a terceira característica das cores, podendo existir uma cor mais opaca ou mais viva e intensa (muita concentração de pigmento).

Logo, combinar cores que têm características completamente diferentes gera confusão e desarmonia.

Todas as cores podem sofrer essas três variações e, para saber identificar essas características, precisamos treinar o nosso olhar para escolher as melhores cores para nossa beleza, que vão harmonizar o visual, e combinar bem as cores entre si.

Estudar sobre as cores é essencial para saber escolher peças boas porque combinar corretamente as cores faz toda diferença para um visual harmônico e elegante.

Assista essa live no meu canal do Youtube sobre: ,O que você precisa saber sobre as CORES!

Beijos,

Manu.

Quer saber tudo sobre as cores? Confira o meu curso, Como usar cores no look para aprender a usar cores com estilo e elegância, de modo que todas as suas peças paradas irão ganhar uma nova vida e personalidade!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: